17 maio, 2006

Cult of Luna - Somewhere Along the Highway

As minhas expectativas para este cd eram enormes. Já sou adepto dos CoL desde o "the Beyond". O "Salvation" foi um dos grandes discos de 2004 e o concerto do ano passado na casa da música foi fantástico. A primeira audição do disco foi através de um download de uma promo que vinha misturado com um voice-over a "promover" a data de lançamento, este tipo de acção tem sido habitual nas edições mais recentes da Earache. Como achei a locução do promotor suficientemente irritante, apenas ouvi o disco por 2 vezes e esperei pacientemente pelo original.

O raio do disco é mesmo bom! Tenho que confessar que as 2 primeiras audições com o voice-over não me impressionaram, mas ouvir este cd no carro durante uma semana... infelizmente não experimentei ir para o Alentejo às 4h da manhã, certamente que seria a banda sonora perfeita. A forma como conseguem fazer grande parte as composições crescer delicadamente de simples tonalidades atmosféricas para uma muralha de som avassaladora é extremamente cativante. O recurso a vozes limpas é frequente mas a crueza e agonia da voz gutural está presente na escalada ao pico da montanha. O uso de elementos electrónicos também encaixa perfeitamente na harmonia das partes mais calmas e até se socorrem de um banjo!

Solidão, melancolia, serenidade, raiva, angústia, a amálgama de sentimentos transmitidos pode parecer demasiadamente depressiva, mas quando chegamos ao fim da viagem, ficamos com vontade de a começar de novo.

5 Comments:

At 18.5.06, Blogger ::Andre:: said...

Excelente começo, excelente review. Gosto especialmente do último páragrafo.
É um álbum que tenho ouvido muito nas últimas semanas e confesso que, apesar de os ter conhecido através do "Salvation", este é o meu preferido. Adoro o facto de ser mais crú, madrugador e solitário mas ñ vou estar a repetir as tuas palavras pois já disseste tudo que havia para dizer. Para terminar, apenas nota negativa para a capa. Um álbum tão bom, com um titulo tão inspirador merecia algo melhor.
Já vinham cá outra vez...

 
At 18.5.06, Blogger Raquel Brandão said...

Não te conhecia essa faceta... De poeta-não-zarolho :) Até fiquei com uma terrível vontade de ir para o Alentejo, às 4 da manhã, a ouvir CoL.

 
At 18.5.06, Blogger Crestfall said...

Acredito que agora até gostasses de ir para o Alentejo ouvir CoL. Foi pena o ano passado não teres ido ao concerto :-P

 
At 18.5.06, Blogger Raquel Brandão said...

Já sabes porque é que não fui...

 
At 23.5.06, Anonymous Anónimo said...

Olá,

parabéns pelo blog ;)

Dúvido que este ano saia melhor álbum nas sonoridades mais pesadas do que este dos Cult of Luna.

1 abraço e boa sorte com o blog ;)

 

Enviar um comentário

<< Home