05 junho, 2006

Ashram @Casa das Artes 03.06.06

Depois de Carlos Bica na Sexta, Sábado foi noite de Ashram em Famalicão.
O trio Napolitano regressou a Portugal para apresentar o seu novíssimo disco "Shining Silver Skies", editado pela Portuguesa Equilibrium Music.
Um piano, um violino, uma voz e por vezes uma guitarra. O som Neoclássico dos Ashram transborda romantismo e melancolia.
Ao vivo, ao contrário do que acontece em disco, não contam com o contributo do Violoncelo, mas o poder da música é o mesmo e até atinge outra dimensão, potenciada pelo fantástico som do violino de Alfredo Notarlobert. A Voz de Sergio Panarella não me pareceu arrancar com toda a confiança, mas quando aqueceu, esteve irrepreensível, emprestando os momentos de maior claridade ao concerto, e também uma nostalgia Folk quando acompanhado da guitarra. Houve tempo para a interpretação de um tema que surgiu da colaboração entre o Pianista Luigi Rubino e JM da Equilibrium Music, cantado quase em spoken word, para um solo de piano e ainda para uma fantástica improvisação de violino sobre uma peça espanhola do século XVI.
O único aspecto negativo foi a fraca adesão do público. Penso que o concerto não terá sido devidamente publicitado, mas também não deve haver muita gente que conheça os Ashram ou que esteja familiarizada com este tipo de som :-\.

5 Comments:

At 6.6.06, Blogger ::Andre:: said...

O público deste tipo de concertos é sempre muito restricto. A Casa das Artes se faz publicidade fica-se por Famalicão, na internet tem apenas um blog que na minha opinião ñ funciona muito bem, sobrevive de apoios e ñ de audiência por isso é normal ir ver Jarboe ou Midaircondo com "meia dúzia" de pessoas a meu lado.
O Director saíu de Famalicão para ir para Braga por isso ñ te admires se essa foi a última vez que lá foste e que a partir de agora passarás a ir a Braga...
Quanto à banda, ñ conheço mas gostei do que escreveste.

 
At 6.6.06, Blogger Mind Booster Noori said...

O concerto dado pelos Ashram no dia anterior em Lisboa, além de ter sido excepcional, contou com um forte apoio do público...

 
At 6.6.06, Blogger Raquel Brandão said...

Faltou a crítica à banda espanhola - "Trovar de Morte" (era assim o nome?), que apresentaram um Folk muitíssimo inspirado em bandas como Dead Can Dance e, a colagem mais do que óbvia, a Ataraxia... Foi "giro", mas não marcou... A pianista-que-dava-uns-toques-vocais era um mero apêndice, e a corporalidade da banda tornou-se demasiado cliché e pouco espontânea. Julgo que deveriam tirar maior partido da vocalista e (já agora) minimalizar a indumentária do guitarrista, que fazia desviar a atenção...

Quanto a ASHRAM o Crestfall já tudo disse, mas quero salientar o pianista que brilhou e me fez recordar os melhores momentos de Michael Nyman... Por falar, em Itália para quando uma visita dos amici Klimt?

Arrivederci...

 
At 6.6.06, Blogger Crestfall said...

Lol, eu não achei grande piada ao Trobar, era quase tudo samplado e o que não era devia ser :-|. O guitarras é que tinha o estilo todo!

 
At 10.6.06, Anonymous Anónimo said...

Corti totil Ashram.........o CD inda num sai da aparelhage...quer dizer por acaso ate saiu....mas foi há pouco tempo!! ;)) Very relaxing!! Ké o k a malta precis! Beijooooooooooooo
Cláudia

 

Enviar um comentário

<< Home