23 novembro, 2006

Giant Squid - Metridium Field

Este disco é deveras fascinante.
Até há umas semanas atrás nunca tinha ouvido falar nos Giant Squid, e, não fosse o André, provavelmente ainda não teria ouvido.
Felizmente ainda fui a tempo de colocar o disco no leitor de mp3, e foi o que mais rodou nas viagens da última semana.
Originalmente editado em 2004, Metridium Field foi agora regravado e reeditado.
Ordenados navegadores celestiais, os GS idealizaram esta circum-navegação cósmica de contornos simplistas mas que foge a fórmulas pré-concebidas, sendo extremamente abrangente, e conseguindo ser hipnotizante nas suas melodias mais repetitivas.
"Giant Squid are deep-ocean dwelling animals that can grow to a tremendous size".
A dimensão sonora consegue corresponder à grandeza do nome, expondo a magnitude da vastidão oceânica e a opressão gerada pela sensação de solidão que essa vastidão pode provocar.
O termo mais apropriado que encontro para catalogar isto é prog-doom-rock. Neurosis e Pelican têm que entrar aqui para servir de referência, juntando-se-lhes umas pitadas de Black Sabbath e Pink Floyd ao barulho com alguns ingredientes orientais que tornam a mistura única. Eles soam verdadeiramente diferentes.
A dupla masculina[marido]/feminina[mulher] de vocalistas funciona na perfeição, equilibrando-se no uso de diferentes timbres e harmonias. Por vezes ele lembra Serj Tankian dos System of a Down. As guitarras navegam de Riffs espessos a notas esparsas abrindo buracos para o sintetizador, o baixo, e outros instrumentos [Parece-me um trompete em Versus the Siren] criarem ambiências introspectivas.
Obrigatório! E para ouvir com Headphones.


http://www.myspace.com/giantsquid

5 Comments:

At 24.11.06, Blogger ::Andre:: said...

Pensei o mesmo sobre o facto de me lembrar o tipo dos SOAD, ainda bem que somos dois...
Gosto muito deste disco embora ainda ñ saibe bem porquê. Não o considero nenhuma obra-prima mas ao mesmo tempo algo me faz carregar no play outra vez.
Boa surpresa \oo/

 
At 24.11.06, Blogger ::Andre:: said...

E achas mesmo que foge a fórmula pré-concebidas? Não digo isto de forma negativa, aliás até pode ser um elogio. É que para mim o factor "boa música" vence sempre a "originalidade".

 
At 24.11.06, Blogger Crestfall said...

Acho que é a sua simplicidade que o torna tão especial. Gostei mesmo disto.

 
At 24.11.06, Blogger Crestfall said...

Foge. Não inventaram nada de radicalmente diferente, mas conheces algum disco de onde eles possam ter roubado esta fórmula? Acho que a agregação de várias influências resultou num disco tão simples quanto eficaz e fresco.

 
At 27.11.06, Blogger ::Andre:: said...

\oo/

 

Enviar um comentário

<< Home