26 setembro, 2007

Oceansize - Frames [Superball, 2007]

Os Oceansize parecem ter finalmente oficializado o seu divórcio com as canções. Se em “Everyone Into Position” ainda era possível encontrar um par de temas com uma estrutura relativamente standard, o fraco sucesso comercial do álbum parece ter dado mais força à banda para trilhar o seu próprio caminho, longe das pressões comerciais e fórmulas pré-concebidas do rock mainstream.
É neste contexto que surge “Frames”, o mais recente trabalho da banda de Manchester, composto por apenas 8 temas e perfazendo um total de 65 minutos. A abertura em crescendo com “Commemorative 9-11 T-shirt” mostra-nos uns Oceansize clássicos em topo de forma: um riff hipnótico em loop que vai crescendo com a adição de sucessivas camadas de guitarras, uma sessão rítmica complexa e poderosa, e a voz de Mike Vennart a dar apenas uns salpicos de cor aqui e ali. “Unfamiliar” segue na melhor tradição de rock alternativo a que a banda nos habituou no passado, com uma excelente melodia vocal - a espaços quase pop – a rasgar uma muralha de guitarras em fúria, naquela que é definitivamente a faixa mais acessível do álbum e por consequência o seu primeiro single.
A mudança apenas se começa a pressentir ao 4º tema, “Savant”, mais calmo e a apostar noutras texturas sonoras, muito graças à inclusão de teclados e de uma grandiosa secção de cordas. Torna-se clara a intenção da banda de explorar novas melodias e sonoridades diferentes do que fizeram no passado, uma aposta que se mantém nos temas seguintes, com especial destaque para a atmosfera densa e perturbante de “an old friend of the Christies” (uma referência ao clássico de terror “Sexta-Feira 13”).
Já perto do fim surge aquele que é o tema mais progressivo de todo o álbum, o ultra-pesado “Sleeping dogs and dead lions”, cujo nome de código durante a fase de composição era - muito apropriadamente - “Meshuggah”. O álbum encerra com o belíssimo e melancólico “The Frame”, um pouco à semelhança do que acontecia em “Everyone Into Position”.
O afastamento definitivo dos Oceansize em relação às fórmulas mais tradicionais de composição trouxe-lhes uma maior liberdade na procura de novas texturas para a sua sonoridade, preservando sempre a identidade que têm vindo a construir desde a sua estreia em “Effloresce”. Mas esta escolha acaba também por resultar naquele que é para mim o único defeito de “Frames”: a aposta exclusiva em temas longos e épicos acaba por tornar o álbum, como um todo, mais monótono do que os seus antecessores, que tinham o equilíbrio perfeito entre temas complexos e outros mais directos. Um pequeno defeito que não é de todo suficiente para estragar aquele que é certamente um dos melhores álbuns de 2007, e que vem confirmar os Oceansize como uma das mais inovadoras bandas no campo do rock progressivo da actualidade.


Luís Costa (baterista dos Madcab)

18 Comments:

At 26.9.07, Blogger ::Andre:: said...

obrigado luís por teres aceite o convite ;)

quanto ao álbum, e já disse isto mais do que uma vez, ainda não consegui ter tempo e vontade para o ouvir. quando passei os ouvidos senti que aquilo se arrastava muito e não parecia querer chegar a lado nenhum MAS quase que aposto que me vou arrepender de ter escrito isto, é uma questão de tempo.

 
At 26.9.07, Blogger Crestfall said...

Aqui está outro disco em que ainda nem toquei :-s Mas parece-me bem que eles tenham apostado nos temas mais longos, nos trabalhos anteriores foram os que mais me cativaram! Quando o ouvir, opino.

Os Oceansize nunca foram fortes comercialmente pois não?

 
At 26.9.07, Blogger ::Andre:: said...

não, acho que não e a saída da beggars comprova isso. de qualquer maneira tiveram canções em anúncios e tal...não sei...

 
At 26.9.07, Blogger Unknown said...

De nada André, foi um prazer!
É verdade que lá para o meio o album se arrasta um bocadinho, mas se estiveres com o espírito certo, é uma trip do caralho! :P

Crestfall: acho que mmo no Reino Unido só são conhecidos mto marginalmente, mais a nível do underground. No último album a própria banda admitiu que incluiu 2 temas a pensar nas rádios, mas visto que mmo assim tiveram pouco ou nenhum airplay, decidiram que neste não iam fazer nenhuma concessão.

 
At 27.9.07, Blogger ::Andre:: said...

mas eles não fizeram um "radio edit" da unfamiliar?

 
At 27.9.07, Blogger Pedro Nunes said...

Também vou ouvir este disco...

 
At 27.9.07, Blogger ::Andre:: said...

conheces os anteriores?

 
At 27.9.07, Blogger Unknown said...

André: fizeram sim, por imposição da editora. Mas mmo o radio edit não se pode dizer que seja propriamente comercial, não é bem o tipo de rock que passa nas rádios mainstream. :/

 
At 28.9.07, Blogger Crestfall said...

A unfamiliar é altamente! Ainda tenho que ouvir o disco na totalidade, mas o que ouvi está muito bom mesmo.

 
At 28.9.07, Blogger ::Andre:: said...

a ver se no fim-de-semana me sento a ouvir isso em condições.

 
At 29.9.07, Blogger celtic said...

disco do ano.. sou um bocado suspeito para falar mas pronto.

:P

 
At 30.9.07, Blogger Pedro Nunes said...

Conheço muito pouco de Oceansize.

 
At 30.9.07, Blogger Miguel Moreira said...

Uma banda que já tive oportunidade de ouvir ao vivo e que recomendo vivamente. Também ainda me está a custar engolir um pouco o "Frames" apesar que ainda só tenho a versão que atiraram para a internet que ainda não está masterizada, portanto nem sequer ouço tantas vezes pela falta de qualidade de som. Mas após o épico "Effloresce" não será fácil para a banda se vencer a si própria. O primeiro album para mim tem das produções mais geniais e arrojadas de sempre

 
At 1.10.07, Blogger ::Andre:: said...

E as canções vegasmode, e as canções!!!

 
At 1.10.07, Blogger ::Andre:: said...

diogo, gostei das tuas linhas no othernewsest ;)

 
At 1.10.07, Blogger ::Andre:: said...

other newest :/

 
At 1.10.07, Blogger Crestfall said...

Tou a curtir o disco à brava! As 4 primeiras são fabulosas... É para a lista dos do ano, é.

 
At 4.10.07, Blogger ::Andre:: said...

isto está a crescer...

 

Enviar um comentário

<< Home