19 outubro, 2007

Semana 02


O sol persiste e afasta os ambientes mais negros. Aqui ficam os sons da minha semana.

Joanna Newsom - Yarn and Glue EP (2003)
Não sei bem porque gosto da música da Joanna Newsom. Uma voz estranhamente infantil e sonhadora. O telintar da Arpa, Folk em tons primaveris...
Info
Música - Joanna Newsom - Bridges and Balloons

Grails - Black Tar Prophecies, Vols. 1, 2 & 3 (Imprec; 2006)
Surpreendente. Uma miríade de estilos e influências que vão da World Music ao Art-Rock, Jazz ou Rock Progressivo. Um disco quase espiritual e que cresce a cada audição. Teria sido um dos melhores do ano se o tivesse ouvido mais cedo.
Myspace
Música - Grails - Back to The Monastery

Jackie-O Motherfucker - Freaker Pipe (aka Assignment: Jackie-O Motherfucker) (2007)
Três longas composições captadas ao vivo em três cidades diferentes. Experimentalismo que se vai transformando no corpo do drone, ritmos tribais, vozes alienadas por pedais e outras máquinas, música do mundo, ragas e muitos outros sons que se libertam até à loucura, até ao caos.
Myspace
Música - Jackie-O Motherfucker - Buffalo, New York 2006

William Basinski - El Camino Real (2007)
Talvez demasiado longo e estático. Mesmo assim temos um disco ambiental e minimalista que se refugia em tons melancólicos sob um cenário de solidão. A música dá a sensação da ausência de espaço, como se movimentasse sob forças gravíticas... Os tumultos são quase silenciosos como um mar adormecido mas profundo...
Myspace
Disco - William Basinski - El Camino Real

Earthride - Vampire Circus (Southern Lord; 2005)
Os Earthride refugiam-se no som quente vindo dos amplificadores de bandas como os Blue Cheer ou Black Sabbath. Southern rock, Doom e uma voz que parece um cruzamento entre o Anselmo e o Lemmy - ou seja - muito Jack Daniel's a inflamar a música e a mente destes músicos.
Myspace
Música - Earthride - Vampire Circus

17 Comments:

At 19.10.07, Blogger ::Andre:: said...

joanna passo; grails ainda há dias dizia que tinha que lhes dar mais tempo; jackie o que ouvi não me entusiasmou; basinski é um nome a explorar brevemente; e earthride sou gajo para dar uma espreitadela.

até p/ semana ;)

 
At 19.10.07, Blogger db said...

Falo só do que conheco:
Grails é bom André! Bem bom por sinal..então esse album..
Earthride é bom demais. Tem o Dave Sherman que foi baixista dos Spirit Caravan (a melhor banda do Wino, para mim).

 
At 19.10.07, Blogger Crestfall said...

Oh pedro, Grails foi mesmo um dos melhores do ano passado ora :-P e até postei um comentário aqui

Ouvi o disco da Joanna algumas vezes durante uns dias mas depois nunca mais senti vontade de o voltar a ouvir.

 
At 19.10.07, Blogger Luis said...

My take. O mais recente disco da Joanna é muito bom (um domínio perfeito da canção, do formato, da dinâmica, etc) - em muito distante do EP aqui comentado e do primeiro álbum. Jackie O' já gostei imenso - e aqui na colecção ainda conto alguns discos, agora a paciência é menos (pelo que o disco mencionado também não o ouvi), mas clássicos como Change, Fig. 5 e o duplo The Magik Fire Music ainda serão relembrados. Basinski é porreiro (se bem que melado demais por vezes), mas não conheço o disco em questão. Quem gosta de Tim Hecker (hint, hint andré) deverá achar piada certamente. Também já tive oportunidade de ouvir ao vivo e não me convenceu muito (não me pareceu ganhar dimensão extra ao vivo).

 
At 19.10.07, Blogger ::Andre:: said...

o alexander tucker é dos jackie não é?

 
At 19.10.07, Blogger Luis said...

Não era. Pode contudo já ter tocado com eles. Honestamente não gosto nada de Alexander Tucker! Dito. ;)

A formação "original" (se bem que flexível e sempre em mutação) dos Jackie O' desbandou por volta de 2004. Desde aí, ficou só o Tom Greenwood, mentor do projecto, que se foi associando a novos músicos. Depois dessa altura nunca mais foram os mesmo (se bem que confesso não ter dado muita atenção aos discos mais recentes).

 
At 19.10.07, Blogger Pedro Nunes said...

Concordo com o luis o último disco da Jonna Newsom é muito bom!

Quanto ao Alexander Tucker, gostei do concerto que ele deu no festival da Wire.

 
At 19.10.07, Blogger ::Andre:: said...

o tucker tocou no festival da wire??? foda-se, como é que me passou ao lado?

obrigado pelo esclarecimento luís.

 
At 20.10.07, Blogger Unknown said...

ainda nao conhecia grails mas ja me tinham recomendado..acabei por sacar cenas deles depois de ouvir a música que o pedro disponibilizou. é muito bom mesmo ._.

 
At 20.10.07, Blogger Pedro Nunes said...

Ainda bem que gostaste joana. O disco de Grails que falei tem rodado nas últimas semanas e vai continuar....

André o concerto do Tucker no festival da Wire foi mesmo o melhor dos dois dias. Penso que deixei aqui uma review ao dito cujo. Este ano haverá nova edição mas apenas de um dia e para mim o nome mais interessante é Astral Social Club.

 
At 21.10.07, Blogger João said...

Grails sao demais..Earthride tb e uma grande banda... O Alexander Tucker toca no ultimo de Guinungagap para quem nao sabe..O Sr. Tucker é enorme oiçam o furrowed brow. Astral Social Club tem cenas engraçadas mas nem tudo...pelo menos do que eu ouvi eles teem imensos discos :p jackie o' ate nem era mau desliguei de ha uns tempos para tras. o concerto deles cá foi muito mau.com os my cat is an alien :S joanna newsom...opa....vala... :D

 
At 21.10.07, Blogger João said...

eskecime de dizer k o william basinski e genial os desintegration loops sao essenciais mas os ultimos 2 e o trabalho dele nos current 93 no blak ships ate the sky esta muito bom mesmo alias o black ships pra mim foi dos melhores do ano passado se nao o melhor.

 
At 21.10.07, Blogger Pedro Nunes said...

joão,

Concordo contigo, Astral Social Club tem uma discografia enorme, alguns discos não são grande coisa....

Jackie é a mesma coisa, vão do muito bom ao fracasso....Algumas experimentações desse disco ao vivo resultam mesmo bem, enquanto outras prolongam-se sem deixar marcas....

Viste My Cat is an Alien? Até tenho curiosidade em ver isso, como foi?

 
At 21.10.07, Blogger João said...

epa my cat is alien foi frakinho assim como jackie o' vi os ambos a uns anos..jackie 0' foi mt frakinho tinha os mciaa a fazer um drone enkuanto ele tava ao mic e na guitarra e a usar um gira discos como sampler ideia engraçada mas n funcionou :p ja foi a algum tempo sei k nao gostei...

 
At 22.10.07, Blogger Pedro Nunes said...

Pois lá está... gosto de alguns discos de My Cat is an Alien mas acredito que ao vivo as coisas possam não funcionar muito bem....

 
At 22.10.07, Blogger Bruno Coelho said...

Pedro, já ouviste o novo de Grails? É um dos álbuns do ano, para mim.

 
At 22.10.07, Blogger Pedro Nunes said...

Já tinha reparado que andavas a ouvir isso Bruno. Vou pegar nesse disco...

 

Enviar um comentário

<< Home