31 dezembro, 2007

Riffs de 2007

O Jorge já disse tudo o que havia para dizer. Ontem era diferente e amanhã também seria. Aqui fica a lista dos meus álbuns preferidos deste ano:
40. Aereogramme - My Heart Has a Wish That You Would Not Go
39. Tomahawk - Anonymous
38. Mammatus - Coast Explodes
37. Electric Wizard - Witchcult Today
36. Weedeater – God Luck and Good Speed
35. Corsano-Flower duo - The Radiant Mirror
34. Men Eater - Hellstone
33. Zozobra – Harmonic Tremors
32. James Blackshaw - The Cloud of Unknowing
31. Glenn Jones - Against Which the Sea Continually Beats
30. Battles - Mirrored
29. Baroness - Red Album
28. Fear Falls Burning - Once we all walk through solid objects
27. Before the Rain - ...One Day Less
26. Sir Richard Bishop - While My Guitar Violently Bleeds
25. Monarch - Die Tonight
24. Bloody Panda - Pheromone
23. Bossk - .2
22. Nadja – Touched
21. Thurston Moore - Trees Outside The Academy
20. Magic Markers – Boss
19. Ulver - Shadows of the Sun
18. Explosions In The Sky - All Of A Sudden I Miss Everyone
17. Kongh - Counting Heartbeats
16. Omega Massif – Geisterstadt
15. Om – Pilgrimage
14. Jesu – Conqueror
13. Earth – Hibernaculum
12. Pelican - City of Echoes
11. The Dillinger Escape Plan - Ire Works
10. MGR - Wavering on the Cresting Heft
09. Oceansize – Frames
08. Lento – Earthen
07. Original Silence - The First Original Silence
06. High on Fire - Death is This Communion
05. Orthodox - Amanecer en Puerta Oscura
04. Jesu - Sundown / Sunrise
03. Nadja - Thaumogenesis
02. Wolves in the Throne Room - Two Hunters
01. Neurosis - Given To The Rising

Quanto aos concertos, também sou obrigado a deixar de fora qualquer numeração. Se ir a Londres ver Isis foi um sonho finalmente realizado, organizar o concerto de Pelican no Porto também o foi. Impossível também de comparar os arrepios nos concertos de Cult of Luna e Mono com a satisfação de ver os Sonic Youth ou o Fennesz etc etc. Dos 70 concertos que vi, também escolhi os 20 mais marcantes. Aqui vai por ordem cronológica:

11/04 Katatonia @ Sá da Bandeira, Porto
21/04 Cult of Luna @ Convento São Francisco, Coimbra
08/05 James Blackshaw @ Tertúlia Castelense, Maia
11/05 Josetxo Grieta @ Pinguim, Porto
26/05 Tetuzi Akyiama @ Auditório da Biblioteca Municipal, Barcelos
30/05 Pelican @ Porto-Rio, Porto
15/06 Capricorns @ Porto-Rio, Porto
02/07 Boris @ Koko, Londres
02/07 Isis @ Koko, Londres
15/08 Electrelane @ Paredes de Coura
15/08 Sonic Youth @ Paredes de Coura
25/08 Grey Daturas @ Bracara Extreme, Panóias
25/08 Monarch @ Bracara Extreme, Panóias
18/09 Bossk @ Fábrica de Som, Porto
06/10 Tim Hecker @TAGV, Coimbra
13/10 Fennesz @ Casa da Música, Porto
05/11 Acid Mothers Temple @ Mercedes, Porto
14/11 The Ocean @ Porto-Rio, Porto
20/11 Jesu @ Scala, Londres
20/11 Mono @ Scala, Londres

30 Comments:

At 31.12.07, Blogger naSum said...

listinha listinha. pa um gajo com uns gostos esquecitos até tens umas coisas interessantes por ai. partilha do meu top também. eheh =P. curioso ver tanto tu como o crest tem neurosis em 1º

 
At 31.12.07, Blogger ::Andre:: said...

esquisitos? eu? :P
mostra lá o teu top então e até logo ;)

 
At 31.12.07, Blogger naSum said...

eheh. do meu top so aproveitas uns 3 prai lol :P. depois mostro

 
At 31.12.07, Blogger Crestfall said...

Wolves em 2º, muito bem :-) Nadja estava a contar que o tivesses nos 10 primeiros. Já o Sundown / Sunrise não contava, pessoalmente gostei bem mais do Lifeline. Kongh tb é uma surpresa, não achei grande piada ao disco, mas tb foi daquelas coisas com as quais perdi pouco tempo. Zozobra e Aereogreamme tb gosto muito, nem me lembrei que eram deste ano :-\ Before the Rain outra surpresa... Tens que ouvir MDB.

 
At 31.12.07, Blogger Pedro Nunes said...

Confesso que não estava à espera de ver os Neurosis a liderarem as duas listas ( de qualquer forma é merecido). A tua lista está excelente, ainda não consegui ouvir discos como o de Electric Wizard, Weedeater... Bem quanto a concertos já sabem, foram imensos e muitos deles: "Concerto do Ano".

 
At 31.12.07, Blogger João said...

hummm se nao me engano o album de glenn jones e do ano passado :\

checkem a minha lista no meu blog :D

 
At 1.1.08, Blogger Pedro Nunes said...

O disco do Glenn Jones é de 2007. Pelo menos confirmei em algumas páginas como discogs.com, rateyourmusic.com ...

 
At 1.1.08, Blogger João said...

desculpa estava a confundir com o malcom...confundo os 2 nao me perguntes pk ...

 
At 1.1.08, Blogger Crestfall said...

joão, já tinha visto a(s) tua(s) lista(s). Por (sub)estilos não vale :-p

 
At 2.1.08, Blogger Pedro Nunes said...

Isso é verdade, por (sub)estilos é mais fácil. De qualquer forma a lista do joão serve de boas coordenadas para várias coisas que me passaram pelos ouvidos e lá voltarei este ano.

 
At 2.1.08, Blogger ::Andre:: said...

wittr são a minha banda do momento e este two hunters é divinal; tenho duas edições de nadja e jesu no top 40 e só não pus o lifeline porque...; kongh vale muito, ouve melhor; e só pus aereogramme na lista para "homenagear", para trás têm melhor. de foram ficaram álbuns de músicos que admiro muito como a polly jean, fennesz com sakamoto, colleen, etc...

 
At 2.1.08, Blogger Pedro Nunes said...

Bem lembrado o disco de fennesz, muito bom.

 
At 2.1.08, Blogger João said...

é a the wire crest...

 
At 2.1.08, Blogger Pedro Nunes said...

Lembrei-me de outro disco que teria lugar na minha lista, Alcest.

 
At 2.1.08, Blogger João said...

yah!

 
At 3.1.08, Blogger ::Andre:: said...

do meu top 40 tenho 22 originais. só para dizer que o artwork também contou na minha avaliação.

 
At 3.1.08, Blogger Crestfall said...

De Alcest esperava [mesmo sendo o 1º disco] melhor ou se calhar mais variado.

 
At 3.1.08, Blogger Bruno Coelho said...

Do meu top, só tenho 1 original :(
Tenho pena de não comprar mais álbuns. Prefiro investir mais em concertos.

 
At 3.1.08, Blogger João said...

es uma vergonhaa...gasta menos em droga :D

 
At 3.1.08, Blogger Bruno Coelho said...

Não é em droga, é em buida...

 
At 3.1.08, Blogger Pedro Nunes said...

fazes bem bruno!

andré, cada vez se torna mais importante um bom artwork, uma boa embalagem... cada vez mais isso influência escolhas... falo por mim também...

 
At 3.1.08, Blogger Bruno Coelho said...

Oh Pedro, mas isso não se reflectiu no teu 1º lugar :x

 
At 3.1.08, Blogger ::Andre:: said...

ah ah, verdade. que capa tão feia :P

 
At 4.1.08, Blogger Crestfall said...

eheh é asco-art nouveau.

 
At 4.1.08, Blogger Pedro Nunes said...

É verdade, mas a capa má já surge depois da "admiração". Tenho a certeza que o André comprava o próximo disco dos Isis nem que a capa fosse cor-de-rosa às pintas amarelas. :p Mas por exemplo, imaginem que até é um músico, ou uma banda que lança o primeiro trabalho, apesar de não ser genial demonstra ter alguma qualidade... certamente neste caso vai ajudar uma boa embalagem, um bom artwork. Agora as grandes bandas nem se precisam de preocupar, ainda estes dias vi um videoclip dos Radiohead referente ao último disco que aquilo é capaz de ser dos piores vídeos de sempre. ahah

 
At 4.1.08, Blogger Bruno Coelho said...

Sim, a capa é muito importante no ínicio. Já saquei muita coisa só pela capa. Ás vezes corre bem.

 
At 5.1.08, Blogger Pedro Nunes said...

Já fiz escolhas baseadas nas capas.... Também vou acompanhando várias Netlabels que felizmente começam a demonstrar um cuidado redobrado com o artwork... Mesmo não se tratando de objectos físicos fica sempre bem... A lista de melhores do ano do andré é que está cheia de discos com capas fabulosas...

 
At 7.1.08, Blogger ::Andre:: said...

não concordo muito com vocês até porque para bandas como os isis todo o artwork (e quando falo em artwork não me refiro só à capa) faz parte do álbum, a junção dos temas+artwork+conceito+etc é que faz o álbum. há uma grande procupação neste tipo de bandas que não se encontra noutros lados.
e pedro, claro que n compro nada pelo artwork, primeiro está a música, mas acredita que dou muito valor.

 
At 7.1.08, Blogger ::Andre:: said...

vocês já viram, por exemplo, o trabalho mostruoso do último neurosis? aquilo dá mesmo vontade de ter, é um objecto de colecção. já o de om, é fraquinho que o tenho sobretudo pela música.
o de nadja outro sonho, inclusivé o seu formato; o LP sundown/ sunrise maravilhoso; orthodox idem (e seldon hunt duas vezes no top5) etc etc

 
At 7.1.08, Blogger João said...

epa eu tenho neurosis em lp e esta algo de facto.. om nem por isso mas tem um som em LP! cum caralho!...jesu tenho o conqueror e nadja tb tenho e teem os 2 grande artwork!!

 

Enviar um comentário

<< Home