28 agosto, 2009

Orthodox: melhor banda de sempre

Orthodox - Sentencia [Alone 2009]
Escrevo estas linhas após uma audição apenas. Uma. A opinião é prematura e posso estar enganado, mas um álbum de Orthodox é um momento especial logo tinha que o partilhar.

Sentencia é o 3º álbum dos sevilhanos, tem 3 temas em 33 minutos. A espanhola Alone é novamente a editora responsável e, pelos vistos, a Southern Lord não se mostrou interessada o que prova que está a perder o fulgor pela música interessante.

Mais perto do jazz e do experimentalismo que nunca, Sentencia é o reflexo duma banda que não conhece a palavra estagnar, é mais um exemplo da evolução da sua música. Álbum para álbum vemos um trio que não se acomoda e sabe exactamente o que quer. Mesclam a sua perspectiva do metal com as suas raízes (Andaluzia) e o resultado é o álbum mais inacessível e intrigante mas também o mais recompensador dos três.

Gravado em Janeiro, o disco vê agora a luz do dia e pode ser finalmente adquirido em CD ou LP. Tanto uma edição como a outra são extramemente belas tal como um álbum destes merece. Encomendem aqui: Alone Records
Para aqueles que só agora se estão a familiarizar com a banda, aviso-vos que perderam um fantástico concerto em 2008 mas nunca é tarde. Espreitem aqui: www.myspace.com/orthodoxband
O único defeito de Sentencia é não ter sido descoberto a tempo por Jim Jarmusch, caso contrário o mestre tê-los-ia escolhido para as paletes de som quando esteve a gravar Limits of Control em Sevilha.

Tracklist:
1. Marcha de la Santa Sangre 2:40
2. Ascensión 26:27
3. ... y la Muerte No Tendrá Dominio 4:19

Ps: Pesquisem "Orthodox" aqui no tasco.

10 Comments:

At 28.8.09, Blogger amebix said...

Dos samples que ouvi no myspace esta parece ser das poucas bandas do mundo rock pesado que estão realmente a evoluir e não a repetir formulas do passado.
Grande vontade que tenho de ouvir isto.

 
At 28.8.09, Blogger Dromos said...

faço minhas as palavras do amebix. ver se arranjo isto brevemente.

 
At 28.8.09, Blogger Ar-de-rocker said...

Vou tratar de ouvir isto.

 
At 28.8.09, Blogger amebix said...

Dromos records:Se fores ver os fuck buttons ao Porto podias levar o disco da tua editora e eu ficava com ele.

 
At 29.8.09, Blogger Dromos said...

se os vir é cá em lisboa, mas se queres um disco:
dromosrecords@gmail.com

 
At 30.8.09, Blogger Tiago Esteves said...

bolacha? :D

 
At 1.9.09, Blogger Crestfall said...

Evoluir? Que nada, Orthodox estão a soar a Manowar!

Oh André, vê lá se orientas isso :p

 
At 1.9.09, Blogger Susana Quartin said...

Até ao fim do mês a ver se encomendo.... Confesso que estou com aquela esperançazinha que venham cá no outono e assim compro no concerto x).

 
At 3.9.09, Blogger celtic said...

Deus do céu.

 
At 4.9.09, Blogger Dromos said...

o disco tá muito bom, a ascension é claramente uma refrencia ao coltrane.. e a "y la muerte no tendrá dominio" ao dylan thomas...

 

Enviar um comentário

<< Home