22 março, 2010

Fantas sem coração

Aprecio imenso o facto de termos um festival desta dimensão na nossa cidade, aprecio, mesmo que por ano não me vejam em mais do que um ou dois filmes. O Fantástico não me diz nada, para mim o Fantasporto vale sobretudo para ver na tela filmes que de outra forma não os veria. Este ano apanhei o do Rohmer, não fui a tempo do Buñuel. Vi também o vencedor do melhor filme e é exactamente aqui que começa a minha crítica: como é que um filme como o Heartless ganha o prémio de melhor filme? O filme estão tão cheio de lugares comuns que até faz impressão, os outros candidatos tinham que ser realmente inferiores. Que credibilidade passa o festival lá para fora? É que não basta estar CONSTANTEMENTE a falar de subsídios, do Rivoliféria, etc etc etc. Não, acho que esse paleio, por muita razão que tenham, está gasto e já ninguém quer saber. E qual era a ideia de pôr o Rui Veloso a discursar? Senhores, sugiro que comecem por organizar a casa. Primeiro contratem sangue novo, há aí muita malta nova com talento e vontade de fazer muito e bem; melhorem e muito o aspecto do festival (site horrível e desactualizado, era ver a bilheteira cheia de remendos feito recados, muppies caídos...). E como se podem considerar um festival internacional se em filmes coreanos só têm legendas em português? Era ver a estrangeirada a sair ao fim de cinco minutos, já para não falar que aquelas legendas cá em baixo fora da tela onde um um gajo apanhando um metro e noventa à frente não vê nada. Mais, o meu bilhete do filme do Eric tinha um erro: É genou e não genau!!
Não estou a ser picuinhas, quero que o Fantas seja um grande festival de cinema. Repito, o discurso que os outros têm isto e nós nada não chega, é preciso concentrarem-se na essência do que é o festival: o cinema.
Termino reencaminhando-vos para a cobertura que o acordes fez: link

9 Comments:

At 22.3.10, Blogger ::Cardoso:: said...

Não fales mal do Rui Veloso que ainda apanhas um soco!

 
At 22.3.10, Blogger Ricardo Guimaraes said...

Ao menos foste ver o Valhala Rising André?

 
At 22.3.10, Blogger naSum said...

Por acaso estava para ir ver esse. O Heartless mas acabou por não dar. Tinha bom aspecto.

 
At 22.3.10, Blogger quietdropsedit said...

já nem me lembro mas acho que o filme fish tank ganhou qualquer coisa logo os critérios não devem ser assim tão maus. desconheço esse.

 
At 22.3.10, Blogger Mafarrico said...

lol "genau" em alemao quer dizer "exactamente"

 
At 22.3.10, Blogger Mafarrico said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 22.3.10, Blogger Palmas pra Cena! said...

Concordo plenamente André.
Aproveito só para fazer uma correcção.
A cobertura foi feita pelo Acordes e pela No Scene Visuals. www.myspace.com/noscenevisuals

Ainda sobre o Fantas, o melhor filme para mim foi sem dúvida, "Boudu sauvé des eaux", do GRANDE Jean Renoir.

Pedro A.

Abraço.

 
At 23.3.10, Blogger ::Andre:: said...

A No Scene é a tua cena Pedro?

 
At 23.3.10, Blogger Palmas pra Cena! said...

Boas André. É sim!;)

 

Enviar um comentário

<< Home