30 março, 2010

A lista de DiCaprio


Não nos deixemos iludir com os gostos dos actores do star system de Hollywood. Nem sempre o que parece é. O famigerado Leonardo DiCaprio, actor em ascensão e afirmação continuada (basta confirmar a sua excelente performance em "Shutter Island"), outrora símbolo sexual juvenil (ainda é?), veio ao mundo revelar os seus gostos cinematográficos.
Ou seja, revelou os seus filmes preferidos de sempre. Para tal, escolheu 10 títulos do cinema mundial. Convenhamos que, surpreendentemente ou talvez não, se trata de uma belíssima lista, repleta de obras-primas irrepreensíveis:

- "Ladrões de Bicicletas" (1948) de Vittorio de Sica
- "Taxi Driver" (1976) de Martin Scorsese
- "Lawrence da Arábia" (1962) de David Lean
- "8 1/2" (1963) de Federico Fellini
- "O Terceiro Homem" (1949) de Carol Reed
- "Yojimbo" (1961) de Akira Kurosawa
- "Sunset Boulevard" (1950) de Billy Wilder
- "The Shining" (1980) de Stanley Kubrick
- "A Leste do Paraíso" (1955) de Elia Kazan

18 Comments:

At 30.3.10, Blogger Nuno Teixeira said...

Está boa

 
At 30.3.10, Blogger ::Andre:: said...

A mim não me surpreende, tenho o gajo em boa conta. É um excelente actor que sabe escolher os filmes em que participa, revela bom gosto. Aliás, até seleccionou os Khanate para a banda-sonora do seu documentário. E não, ainda não vi o último Scorcese.

 
At 30.3.10, Anonymous Anónimo said...

podia ter sido presunçoso mas totalmente justo e ter citado o 'Body of Lies' do Ridley Scott ou o 'Revolutionary Road' do Sam Mendes, dois filmes fenomenais em que ele desempenha brilhantes papéis. sem dúvida que é muito mais que um sex symbol e quanto às referências, bom, basta dizer que o seu role model é Jack Nicholson.

 
At 30.3.10, Blogger Susana Quartin said...

Bom rapaz, sim senhora, também o tenho em boa conta.

 
At 31.3.10, Blogger Pereira said...

Tudo clássicos - lista muito convencional, como seria de esperar. É um dos melhores actores do mainstream actual, faz mais um grande papel no "Shutter Island", novamente, como seria de esperar.

 
At 31.3.10, Blogger Zatoichi said...

De facto tava à espera de algo um pouco diferente. Principalmente quando ele tem em carteira a produção dos remakes live-action das obras-primas de anime "Akira" e "Ghost In The Shell". Esperava algo um pouco menos convencional.


Até parece que nah existe bom cinema pós 76.

 
At 31.3.10, Blogger Zatoichi said...

Aliás, 80, com a inclusão do "Shining"

 
At 31.3.10, Anonymous Anónimo said...

Existe muito bom cinema mas não são os live-actions de anime de certeza.

 
At 31.3.10, Anonymous Anónimo said...

A lista é tudo o que seria de esperar. Qual é a surpresa em ser convencional? Estamos a falar do gajo que protagonizou o Titanic.

 
At 31.3.10, Blogger ::Andre:: said...

Não creio que ter protagonizado o Titanic o faça um mau autor ou seja até uma mancha no currículo.

 
At 31.3.10, Anonymous Anónimo said...

porque é que há gajos que são tão resistentes a filmes românticos? conheço um que era o cúmulo de um suposto machismo: dizia que o Titanic era um mau filme sem nunca o ter visto lol muito se perde com atitudes assim...

 
At 31.3.10, Blogger Zatoichi said...

Não tou a dizer que são os filme live-action baseados em anime que são bons, apesar de que até nem desgosto do "Azumi" do Ryuhei Kitamura. Tudo bem "Azumi" é uma manga, que nunca foi transposta para anime.

O que disse foi que não deixa de ser um pouco entusiasmante, e muito preocupante, a perspectiva de ver duas animes absolutamente monstruosas serem adaptadas ao cinema live action com o minimo de respeito que merecem. A anime "Cowboy Beebop" tb está em carteira para uma adaptação live-action ao cinema.

 
At 31.3.10, Blogger Crestfall said...

Live action do Akira? Não sabia, mas já vi que está previsto para 2013!

Os clássicos são clássicos por alguma razão, e não é por isso que a lista é boa ou má.

Gostei muito do Shutter Island bem como da maior parte dos filmes em que o rapaz entrou, mas achei o Revolutionary Road uma seca descomunal apesar de ele ter um excelente desempenho.

 
At 31.3.10, Anonymous Anónimo said...

André não o considero um mau actor, muito pelo contrário. Usei o Titanic como exemplo de um filme convencional e não de um filme mau.

 
At 31.3.10, Blogger ::Andre:: said...

Carlos, isso leva-me à pergunta: há algum actor que não tenha feito parte dum filme convencional? Não tou a ver nenhum..

 
At 31.3.10, Anonymous Anónimo said...

Tenho a certeza que há uns quantos, apesar de não serem tão conhecidos como o DiCaprio. Não tenho nada contra actores que façam parte de filmes convencionais, um dos meus actores preferidos é o Robert De Niro.

 
At 31.3.10, Blogger ::Andre:: said...

O sete sois menciona que o Nicholson é o role model do DiCaprio, eu nunca li nada sobre isso mas por algum motivo pensei que ele fosse mais com o De Niro.

 
At 31.3.10, Anonymous Anónimo said...

nem a propósito: há umas semanas vi nas bancas a capa de uma revista com esse tipo giro que me chamou a atenção. dentro da revista uma grande entrevista onde fala sobre a carreira. entre outros assuntos (talvez até tenha sido essa a entrevista em que falou dos filmes preferidos, já n me recordo) elogia (e é elogiado por) scorcese, steven spielberg...e fala dos seus actores preferidos: o jack e a meryl. É a revista Esquire, de Março.

já agora, não resisto, vejam a melhor foto dele dessa entrevista

http://www.accesspinoy.com/wp-content/gallery/img09/leonardo-di-caprio-esquire3.jpg

:D

p.s. não me troquem o género.

 

Enviar um comentário

<< Home