26 abril, 2010

Menu Deftounes

Diz-se por aí que é o melhor Deftones desde o White Pony… Eu não tenho como hábito entrar em comparações, não creio que seja a melhor forma de se avaliar algo, mas talvez tenha percebido o que se quis dizer com isso. De qualquer maneira, há bandas ou álbuns que ficam ligados a determinadas épocas da nossa vida e esse disco que tinha malhas como Change, Digital Bath, etc bateu quando tinha 18 ou 19 anos. Ainda mora lá em casa, mas teria o mesmo impacto se fosse editado hoje?

Diamond Eyes continua com aquele som próprio da banda (que começa na afinação da guitarra até ao efeito da voz do Chino) que foi outrora (ainda é?) injustamente catalogada, mas daí a deixar cicatrizes... Este álbum é uma espécie de fast music. Na altura sabe bem, ficamos de barriga cheia e com uma falsa sensação de consolo, mas duas horas depois estamos novamente cheios de fome.

15 Comments:

At 26.4.10, Blogger António M. Silva said...

e, pessoalmente, não corremos riscos de enjoar se o voltarmos a repetir.
gostei da fórmula, da guitarra de oito cordas - que o ihsahn usou em grande no álbum dele, também - e que fosse curto. por isso é que se consome tão bem. destaque para as faixas mais calmas, algumas com um travo forte a the cure, que não lhes fica nada mal.
sem entrar em comparações, é o melhor desde 2001. mas o s/t é, sem dúvida, o meu segundo preferido.

 
At 26.4.10, Blogger Tiago said...

Eu acho que as comparações são uma boa forma de meter as pessoas a raciocinar acerca disso, acho que ajuda sempre a organizar a avaliação, o que tinha antes, aquilo que não tinha, aquilo que tem agora, ou aquilo que perdeu, etc. Mas sei que às vezes e complicado, e uma pessoa não se que consegue livrar do lado emocional.
No entanto, e indo ao que importa, ao acho que teria impacto, eu não sei se teria impacto, teve-o, é factual, ainda hoje o sinto, acho que o facto de hoje se falar de Deftones neste momento o demonstra, quanto mais não seja, por terem surgido num momento em que as bandas nu metal estavam na ribalta, e os Deftones conseguiram sempre fugir disso, e ter um som que os distinguia. E ainda há gente que ouve Deftones e não ouve nu metal. Acho que no main stream são uma belíssima banda.

Eu não acho que seja fast music, este Diamond Eyes, demonstra que conseguiram renascer após uma série de problemas. Eles já têm tantos anos, um disco assim nesta altura da carreira é bem positivo.
Os tempos são outros. Para quem viveu a altura, acho que este disco pode agradar bastante.

 
At 26.4.10, Blogger Scometa said...

Eu pessoalmente estou completamente rendido ao disco.

 
At 26.4.10, Anonymous Anónimo said...

tenho o cd à bastante tempo e estou a gostar bastante. mas nao é o melhor disco deles. os meus preferidos sao em ex aequo o "adrenaline" e o "white pony"

 
At 26.4.10, Blogger Gonçalo said...

Segundo a Blitz:

"Os Deftones têm presença confirmada no próximo concerto dos Optimus Secret Shows. A actuação da banda norte-americana acontece a 8 de Maio, às 22h00 no Teatro Tivoli, em Lisboa.

Os fãs que não são de Lisboa não precisam de ficar preocupados: a organização disponibiliza transporte gratuito, como se pode ler no comunicado oficial (...)"

Link

Tivoli.. Filas à Tokio Hotel para depois não entrar metade das pessoas.. vamos lá ver como corre.

 
At 26.4.10, Blogger jorge silva said...

"por terem surgido num momento em que as bandas nu metal estavam na ribalta"???

Tiago:
Desculpa lá, mas os Deftones, junto com os Korn, foram os primeiros. O som que eles tinham não estava de maneira nenhuma na ribalta quando surgiram.
Pessoalmente nunca me bateram muito, apesar de ter os três primeiros álbuns. Talvez se fosse mais novo a cena delas teria sido mais importante para mim. Comparativamente ouvi muito mais os dois primeiros de Korn do que alguma vez ouvi Deftones, sempre achei a voz do Chino melosa em demasia para mim.

 
At 26.4.10, Blogger Scometa said...

Sim, para quem anda desatento o Adrenaline saiu em '95, muito antes do boom que começou por volta de'99. E se pesquisarem os Deftones formaram-se já em 88 ou 89. Se bem que toda a cena começou com Korn e o seu àlbum homónimo de '94, as diferenças entre os dois grupos eram evidentes, que se acentuaram logo a partir do Around the fur. Pode-se sim considerar que os grandes responsáveis pelo boom do nu metal foram sem dúvida os Milho e os Tons Surdos.

 
At 26.4.10, Blogger Saturnia said...

Rótulos não me interessam! ou se gosta ou não se gosta (não importam as razões).
Acompanho os Deftones desde que eles existem e percorri desde o Adrenalin até este último que saiu. Não existem maus álbuns apenas álbuns diferentes e este (para um regresso tão aguardado) basta ouvir os primeiros acordes para saber de que banda se trata. Não fogem muito aquilo que são e "ressuscitaram" na altura certa com doses de maturidade infantil.
O primeiro concerto deles em Portugal foi simplesmente genial porque aconteceu na altura certa.
Sou da opinião que os próprios concertos tem prazo de validade.
Este de Deftones vai ser bom (espero conseguir entrar) porque saiu agora o álbum e eu vou poder presenciá-lo e não vou ter de esperar.
Uma banda que apela bastante à minha emoção.
E agora deixem-se de tretas e apareçam no concerto que é gratuito e depois voltamos a encontrar-nos neste tópico =)

 
At 26.4.10, Blogger Tiago said...

Ups, gralha minha. Sei perfeitamente que são mais antigos. Mas em 88 nem tinham álbum, mas o que queria dizer era que quando eles começaram a aparecer com força, eles e os Korn a cena ficou mais visível.
Como diz o Scometa, os Korn já tinham um disco em 94.
Mas por alturas do Life is Peachy e Around the Fur a cena ficou maior. Ficou ali ela por ela.

 
At 27.4.10, Blogger ::Andre:: said...

Sophia, vai ser uma confusão... O Tivoli é pequeno, muita gente vai ficar cá fora...

 
At 27.4.10, Blogger ::Andre:: said...

Recorde-se que os Op"timus Secret Shows são de entrada gratuita: basta ser um dos primeiros a chegar à sala do espectáculo, depois de imprimir o bilhete no perfil do Myspace ."

Boa sorte a todos os que vão...

 
At 27.4.10, Blogger ::Andre:: said...

Deftones no Optimus Alive!10
Concerto anunciado no site da banda. Deftones são também estrelas do próximo Optimus Secret Show.
Os Deftones actuam no Optimus Alive!10 a 9 de Julho.

A data é anunciada no site e no myspace da banda norte-americana, que assim toca no evento de Algés no mesmo dia que Skunk Anansie e Manic Street Preachers.

 
At 27.4.10, Blogger Crestfall said...

Os Deftones a soarem ao melhor de Deftones não pode ser uma coisa má. Tenho gostado bastante de ouvir este disco.

 
At 27.4.10, Blogger Saturnia said...

Sim, André! eu já lá estive!! quando é gratuito as pessoas esquecem-se que são pessoas e começam a actuar como animais!! Podiam ter feito o concerto em praça pública =)

Sinceramente já não tenho paciência para "grandes" festivais mas quem sabe se não dou lá um salto =)

 
At 28.4.10, Blogger Unknown said...

Para mim é o melhor álbum desde o W.P. São dauuelas bandas que apesar de terem surgido no meio do boom do Nu Metal sempre se souberam diferenciar dos outros (à semelhança de uns SOAD). Estou bastante satisfeito com este álbum. Este álbum nada tem a ver com o Eros certo? É algo novo sendo o Eros um álbum a lançar após recuperação do baixista certo?

 

Enviar um comentário

<< Home