23 maio, 2010

Ben Frost

Ben Frost é um músico/compositor/produtor Australiano que se mudou para a Islândia e é uma peça fundamental no círculo criativo da Bedroom comunity (Nico Muhly, Daníel Bjarnason, Sam Amidon, Valgeir Sigurðsson, Ben Frost). Estiveram recentemente em Portugal no Maria Matos para um belíssimo concerto sob o nome The Whale Watching Tour em Novembro de 2009.



Com um início notável em 2003 com aquele que ainda é um marco de ambiente/experimental - School of Emotional Engineering (SOEE), Ben Frost tem progressivamente conquistado novos terrenos em cada trabalho que edita e serve-nos um cocktail de minimalismo, punk, black metal e noise como ninguém.



Se em Steel Wound ainda se nota o mesmo caminho sónico de SOEE, com numa tónica mais solitária onde a guitarra é o centro de toda a composição, foi o trabalho seguinte "Theory of Machines" que o projectou no mapa do panorama ambiental/experimental.



O mais recente "By the Throat" é uma obra igualmente notável (entre os melhores do ano passado) e que agradará imediatamente aos fãs de de metal, especialmente o primeiro tema Killshot.



Na minha opinião a Bedroom Comunity foi o berço dos projectos mais interessantes dos últimos anos, e que irá continuar várias ramificações a nível de Produção (Valgeir Sigurðsson e Ben Frost são uma parceria notável no estúdio GreenHouse e Nico Muhly é um autêntico tornado que trabalha com tudo e todos sempre com resultados acima da média.

É sempre difícil escrever sobre quem gostamos mais, mas Ben Frost está no mesmo nível de Jakob e dos primeiros trabalhos de Sigur Rós: Emotional Bliss sem concorrentes.

Com um concerto esgotado em Londres no final deste ano, aguarda-se que Frost pise o solo Português muito em breve sob nome próprio.

3 Comments:

At 23.5.10, Blogger celtic said...

Vai estar em tour nos últimos dois meses do ano.

Eu vejo-o no Sábado, mas duvido que vá ser grande coisa às 2 da manhã a céu aberto.

 
At 24.5.10, Blogger ::Andre:: said...

Já esteve para vir cá...

 
At 24.5.10, Blogger Sarrabulho said...

lá estaremos, às duas da matina!

 

Enviar um comentário

<< Home