30 novembro, 2010

ANTONINI HELIOGABALI VITA


Segundo album para os suiços Rorcal e provavelmente um dos albuns mais poderosos que irão ouvir neste final de 10.
Desta vez a jovem banda cria uma peça unica de 70 minutos dedicada exclusivamente ao Imperio Romano e em especial ao controverso Imperador Marco Aurelio Antonino (não confundir com o outro) ou "Heliogabalus" como geralmente é retratado pela historia.
O seu curto reinado ficou marcado pela forma bizarra, narcisista e degradante sobre o qual usou e abusou do seu titulo de Imperador, acabando por ser morto com a jovial bonita idade de 18 anos...apenas 4 anos depois de ter sido declarado Imperador.
È com base no lado mais excêntrico da personagem historica que Rorcal cria o seu album "Heliogabalus" dando vida e transportando-nos para esses tempos, fazendo de uma forma absolutamente sublime um retrato sonoro daquilo que o jovem Imperador conseguiu trazer até si.
O lado mais vistoso que se mistura com a degradante potencia musical torna este trabalho numa peça unica carregada de efeitos que atuam como uma especie de crescendo até desabarem como um terramoto em cima de nós.
Impiedosos e carismaticos, Rorcal conseguem pegar num aspeto da historia e transforma-lo ao seu jeito retratando como a historia por vezes acaba por ser uma inspiração tão ou mais forte que a propria imaginação.
A sonoridade é bruta, lembrando por vezes o lado mais violento de bandas como The Ocean, mas conseguem deixar bem latente o seu espaço proprio e adicionando momentos que mais se parecem com a visualização de uma Opera Sludge Death Doom , envolvendo e deixando de rastos tudo o que apanha á frente.
È apenas uma faixa, onde acaba por ser determinante o lado mais catastrofico que a banda vai enquadrando aos espasmos de violencia que se vão amanhando ao longo deste bombastico trabalho...alias quando estiverem perto de uma hora de audição preparem-se para a excitante entidade que se vai levantar á vossa frente..
Um album que parece ter entrado para o meu top deste ano, brilhante em todos os niveis desde a propria produção á forma como a banda conduz e introduz a musica ao longo desta quase hora e meia de magia...
Se vale a pena, não só vale como é um album obrigatorio para todos os que aqui vêm, podem ouvir e sacar diretamente do site da banda ou então comprar uma das 500 copias em formato digipak que a banda criou (uma das quais já é minha).
Sem duvida um momento daqueles que nos deixam a pensar...Foda-se o que é isto!!
Absolutamente magnifico isto é Arte sonora meus amigos...ARTE!!
http://www.rorcal.com/doom/discography/heliogabalus