23 novembro, 2010

Onde é que isto vai parar?



Lembro-me de há uns anos atrás, de estar na escola nas aulas de TIC e como na altura em casa não havia internet tinha que ser nestas aulas que podia usufruir dela.[risos]
Era então nestas aulas de 90 min que me dedicava a pesquisar bandas, novos estilos de música, tinha uma enorme liberdade, era um mundo completamente novo para mim, onde tinha contacto com tudo o que se fazia de bom no resto do mundo!
Lembro-me de começar por uma plataforma que se chamava HomeStudio, tive conhecimento desta plataforma devido a têr bandas amigas que tinham perfil e era engraçado vêrmos uma foto da banda e deixar comentários de apoio mas não passava disto!
Passado uns tempos conheci o Purevolume, aqui sim usava e abusava, eram listas infinitas de bandas que levava para casa para depois tentar arranjar o album.
As bandas tinham já uma página mais catita, várias fotos, uma ou duas músicas no perfil e dava para pesquisar por estilo e país o que era muito bom!
De repente sem saber como, apareceu a plataforma que veio revolucionar tudo, estou a falar do Myspace, foi uma porta aberta para a divulgação das bandas e de todo este mercado, havendo casos em particular que se alimentaram do myspace chegando a extremos de populuridade apenas com um EP lançado e sem editora.
Nasceu uma força, onde não era preciso quase mais nada a não ser uma bonita apresentação, boas músicas e espalhar a palavra o mais que se pudesse, sem dúvida que foi uma grande ajuda neste mercado e no "Do it your self".
Neste momento vejo o myspace a esgotar todos os cartuxos dia após dia, suponho que nunca irá morrer mas questiono-me que next big thing vem por aí? BANDCAMP será?
Aceitam-se sugestões e opiniões!

3 Comments:

At 23.11.10, Blogger Adriano said...

Eu faço parte da geração que começou nestas coisas da internet a fazer sites oficiais para as bandas, não havia recursos e era tudo feito o melhor que podíamos. As bandas neste momento não precisam de página oficial, está tudo dividido pela wikipedia, youtube, vimeo, blogs etc.

Esta nova realidade das bandas gerirem a sua marca é incontornável, e sem fazer futurologia, eu diria que nos espera uma realidade fragmentada e um site campanha a promover o último/próximo CD.

O myspace teve a particularidade de ter um player de música que permitiu agarrar as bandas, o facebook sem grandes recursos agarrou tudo e todos e agora é um canal incontornável que irá crescer ainda mais pois começa a ter conteúdos únicos. O bandcamp que surgiu depois pensado para ser melhor que o myspace meteu de lado o conceito de comunidade. O lastfm que é onde está toda a informação que precisas de toda a banda seria para mim o serviço que mais poderia crescer e servir a comunidade, mas não me parece que venha a acontecer.

Eu estou a preparar a nova presença dos Moonspell para o novo CD em 2011 e é isso que vai acontecer: moonspell.com=myspace+bandcamp+youtube+facebook+forum+lastfm+site editora. Ter um site de banda com tudo já começa a parecer um programa de um rádio pirata.

 
At 24.11.10, Blogger Mountain Goat Productions said...

E as aulas de programação com a prof cyco acabada de sair de um filme de terror ? ahah

Ainda viemos sacar uns albuns para minha casa :P

 
At 24.11.10, Blogger ::Andre:: said...

Concordo contigo Adriano, os sites oficiais das bandas começam a ter cada vez menos importância.

Dirigindo-me apenas ao myspace, acho que seria uma ferramenta imprescendível para as bandas mas que ultimamente em vez de procurar o seu próprio caminho tentou fazer concorrência com tudo um pouco (facebook em termos de comunidade e last.fm nos detalhes para os eventos) e espalhou-se com o excesso de informação e publicidade. Falo por mim, vou ao myspace da Amplificasom longe a longe e só para actualizar. Em termos de promoção e mesmo da descoberta, o myspace está estagnado e passou a ser uma ferramenta de segundo plano.

 

Enviar um comentário

<< Home