16 janeiro, 2011

Filmes-pipoca

Eu sei que somos muitos. Podemos abrir discussões sobre Lynch, Bergman, Antonioni, PP Pasolini. Sermos ainda bué do lado obscuro e citar cinema polaco do pós-guerra ou toda uma parafernália de filmes de países da ex-URSS que ninguém vê mas que pelos vistos são altamente. Mas no fundo, somos suckers por uma boa pipocada. E não me lixem. Acho que já estamos numa altura da evolução da sociedade cultural em que não fica mal a ninguém dizer que gostou do Transformers 2: retaliation ou do Iron Man. Sem merdas. Os filmes podem ser para interpretar, fazer pensar/reflectir ou até mesmo descobrir o sentido da vida, mas também podem ser puro entretenimento. E ser puro entretenimento não significa que tenham que ter uma soberba realização, fotografia, ou um argumento sem quebras na estrutura narrativa ou coisas dessas. Porra, não nos obriguem sempre a seguir toda e qualquer falha de um filme, àvidos de critica académica para nos distanciar desse rebanho comedor de pipocas que nos causa urticária. Como muita gente que por este blogue passa, eu cresci nos anos 80, quando o grande cinema blockbuster chegou a Portugal como uma praga bíblica. E digo-vos minha plebe, não tenho uma única má recordação. Nem mesmo as noites de pesadelo que tinha por causa do vilão no Howard, the duck, ou a fugir do Lobisomem que atormentou o Corey Haim n'O Segredo da bala de prata. E acho que a arte no final deveria ser igualmente isto: não só dar-nos que pensar e tentar ajudar-nos a ser pessoas melhores, mas rechear-nos de boas recordações.

E toda esta introdução para quê? Porque estou em pulgas para ir ver isto ao cinema:

8 Comments:

At 16.1.11, Blogger João Veiga said...

epa parece muito fixe o filme lol

 
At 17.1.11, Blogger naSum said...

Eu por acaso também estou muito curioso por este filme.

 
At 18.1.11, Blogger ::Andre:: said...

Sem dúvida, uma boa pipocada de vez em quando sabe tão bem.. E por falar em Transformers, eu vi-o no cinema ou não fosse um marco da minha infância :)

 
At 19.1.11, Blogger Crestfall said...

Eu fiquei curioso. Transformers nunca vi...

 
At 19.1.11, Blogger naSum said...

Também o vi no cinema o Transformers e gostei

 
At 19.1.11, Blogger Scometa said...

Eu por acaso não gostei do Transformers, usei-o mais a título de exemplo.Se bem que tem o John Turturro para safar a coisa, mas eu nutro uma particular repulsa pelo Shia Leboeuf

 
At 19.1.11, Blogger naSum said...

Lol. Por acaso curto o Leboeuf. E também curto a Megan :) Gostei do transformers porque achei que estava muito bem conseguido. Já o 2 não foi tão bem conseguido.

 
At 20.1.11, Blogger Pereira said...

Ainda há cinema mainstream bom - basta ver todos os filmes do Chris Nolan pós-Memento; Quentin Tarantino; Soderbergh; Dreamworks ( How to train your dragon, por exemplo ); Pixar...

Agora pipocas, não gosto

 

Enviar um comentário

<< Home