21 fevereiro, 2011

Béla Tarr

Conheci este realizador único através do ex-convidado Victor Afonso. Creio que na altura, no seu blog, ele sugeriu o The Man from London e, mesmo ainda sem saber pronunciar Béla Tarr, fiquei encantado com o que tinha visto. Voltei a colocar o dvd e revi-o. Associando que já não estaria entre nós porque já não se faz cinema assim, googlei pelo seu nome e surpreendi-me por não só estar bem vivo como planeava outro filme. Na minha mente leiga, Cinema assim com C grande só enquanto Tarkovski era vivo, mas este húngaro nascido em '55 é um caso à parte. A sua relação com a câmara é difícil de explicar, é preciso ver e sentir os seus filmes.
Esse filme, o tal que espero que me dê o prazer de ver um Tarr na tela, chama-se The Turin Horse e acaba de receber o Grande Prémio do Júri no Berlinale. Pelos vistos, é o último da carreira de alguém que não é só especial pela sua arte, mas também pela sua forma de estar bastante genuína. Fica a recomendação: descubram e desfrutem a obra de um génio contemporâneo.

7 Comments:

At 21.2.11, Blogger Nuno Teixeira said...

O Satantango é uma obra prima.

 
At 21.2.11, Blogger Unknown said...

E está tudo dito!
Anseio ver o "The Turin Horse", que a Midas Filmes garante que será exibido em Portugal perto do Verão.

 
At 22.2.11, Blogger Unknown said...

Tudo o que vi de Bela Tarr é muito bom, com especial destaque para Karhozat, Werckmeister Harmoniak e o magnum opus Satantango!

Bela Tarr é um dos mais importantes realizadores vivos, pertence á elite de autores e criadores de um universo muito próprio! Ninguém filma como Bela Tarr, e ninguem é tão puro quanto ele...

Tem influnciado realizadores como Gus Van Sant, que se inspirou nele para criar os seus melhores filmes Gerry, Elephant e Last Days.

 
At 22.2.11, Blogger ::Andre:: said...

Mais Béla Tarr: http://denniscooper-theweaklings.blogspot.com/

 
At 22.2.11, Blogger ::Andre:: said...

Victor, por ser Midas Filmes é que dificilmente nós, os portuenses, o veremos na tela. A confirmar...

 
At 22.2.11, Blogger Unknown said...

Road Trip Amplificasom a Lisboa para ver The Turin Horse :D

 
At 2.3.11, Blogger ::Andre:: said...

Não me ensaio muito. Se for realmente o último Tarr então quero vê-lo na tela e não esperar 20 anos para que façam um ciclo qualquer em sua homenagem.

 

Enviar um comentário

<< Home