22 março, 2011

Sugestão de exposições

Inaugurou este sábado, no Centro Português de Fotografia, uma exposição de GMB Akash, fotógrafo natural do Bangladesh, que apresenta aqui uma série de fotografias sob o título Survivors que o próprio resume assim: "demonstra a invencibilidade da determinação humana para lutar e sobreviver contra todas as adversidades". É um trabalho de fotojornalismo tocante da autoria daquele que foi o vencedor do World Press Photo de 2006 e engloba fotografias de várias reportagens dele, como por exemplo "Nothing to hold on to", "Born To Work", "Lonely Home in Nepal", entre outras.




Também no CPF, no piso de cima, a Inês d'Orey tem em exposição uma nova série de fotos do seu trabalho "Porto Interior". 
Acho que as fotos deste trabalho dela possuem sempre uma certa aura inquietante, talvez devido à familiaridade dos mesmos que aqui aparecem sempre absolutamente desprovidos de presença humana.




Como última sugestão, deixo aqui o conselho para uma visita à Galeria Presença em Miguel Bombarda onde está uma exposição de Alexandre Farto. A primeira vez que vi um trabalho dele foi numa visita à Fábrica Social e achei muito interessante a sua técnica de grafitti por subtracção, isto é, ao invés de usar tinta, ele pica a parede para criar a imagem desejada. Aqui, nesta exposição, além de um exemplo desse género, ele estendeu a técnica ao papel onde várias camadas sobrepostas são rasgadas com vista a obter o mesmo efeito que mencionei acima.






5 Comments:

At 23.3.11, Blogger ::Andre:: said...

Estou a apontar na agenda, principalmente a da Inês d'Orey. Já lá foste?

 
At 23.3.11, Blogger jorge silva said...

Claro, eu não daria aqui sugestões destas sem ver primeiro.
As fotos que coloquei aqui da Inês d'Orey são da série anterior do "Porto Interior", não são aquelas que estão agora expostas, mas eu coloquei-as aqui para que tivessem uma ideia.

 
At 23.3.11, Blogger Hélder Costa said...

Belas dicas :)

 
At 24.3.11, Blogger tremulant said...

se não me engano, o Alexandre Farto assina também como VHILS. procurem pela net, tem trabalhos fantasticos. podem ver tambem uma amostra num dos videos dos Orelha Negra.

 
At 25.3.11, Blogger ::Andre:: said...

Está na agenda.

 

Enviar um comentário

<< Home